O sistema é compatível com as carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. São aceitos cartões emitidos no Brasil ou no exterior; dessa forma, os 2 milhões de turistas estrangeiros que visitam São Paulo a cada ano poderão utilizar seus cartões para pagar a tarifa de ônibus.
Para pagar a passagem de ônibus com um cartão contactless, basta encostá-lo no validador e passar a catraca. Será cobrada a tarifa atual de R$ 4,30. Não haverá integração tarifária: se o passageiro pegar outro ônibus, terá que pagar mais R$ 4,30; o mesmo vale para metrô e trem. O Bilhete Único seguirá existindo.
Quanto à segurança, os cartões contactless permitem realizar pagamentos de até R$ 50 sem digitar senha, no máximo 5 vezes ao dia; por isso, o validador do ônibus nem possui um teclado para a senha. No caso do celular, você terá que desbloquear o aparelho via digital ou Face ID para liberar o Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay.
O projeto-piloto vai durar por três meses ou até atingir o limite de 500 mil transações. “Talvez, no futuro, isso se torne a principal forma de uso aqui em São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas em evento.
Estas são as 12 linhas que participam da primeira fase do projeto, cobrindo cerca de 200 ônibus:
- 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
- 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
- 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA – Campus 1
- 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
- 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
- 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
- 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
- 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
- 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
- 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
- 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
- 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú
Jundiaí e Rio de Janeiro adotam pagamento contactless
Um dos maiores exemplos de sucesso dessa tecnologia é Londres: 55% das viagens realizadas no metrô da capital britânica são pagas via NFC. Isso corresponde a mais de 21,6 milhões de usos a cada semana. Nova York, Sydney e Miami também adotaram o pagamento por aproximação no transporte público.
A cidade de Jundiaí (SP) foi a primeira da América Latina a implementar o sistema de pagamento contactless em 100% da frota de ônibus. Assim como em São Paulo, não é possível usar a integração do bilhete único local; ao entrar em outro ônibus, é necessário pagar outra tarifa.
No Rio de Janeiro, é possível usar cartões e celulares com NFC para comprar passagens de metrô. Essa forma de pagamento não permite aproveitar a integração tarifária com outros modais, oferecida pelo Bilhete Único Carioca ou Bilhete Único Intermunicipal.
No entanto, desde o início de 2018, a integração entre metrô e ônibus na capital fluminense foi restrita a poucas linhas de integração expressa e a algumas estações do BRT. Na linhas municipais restantes, todo mundo paga a tarifa cheia, mesmo com o bilhete único .
fonte : tecnoblog.net
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