quarta-feira, 15 de maio de 2013

Google aposta em WebP e VP9 como novos formatos de imagem e vídeo Empresa relata que arquivos podem manter qualidade semelhante e ter tamanho reduzido.


Os formatos JPG, PNG e MP4 viraram padrões na web, mas a Google pretende oferecer mais alternativas para melhorar os tempos de carregamento das páginas. Segundo a informação revelada durante o Google I/O 2013, a companhia quer forçar algumas mudanças quanto a esses tipos de arquivos com a introdução do WebP e do VP9.
O WebP é um formato de imagem que promete qualidade similar a de um JPG e que consegue ter seu tamanho reduzido em até 31%. Além dessas vantagens, este tipo de arquivo conta com suporte para animações (assim como os GIFs) e 
ainda pode aproveitar a transparência — funcionalidade comum nos arquivos de imagem PNG.

















Já o VP9 é um codec que visa substituir o H.264, o qual é usado em arquivos MP4. O VP9 ainda oferece uma série de vantagens, visto que ele tem qualidade comparável aos itens codificados com o H.264 e consegue reduzir 63% do tamanho dos arquivos. Segundo o CNET, a Google deve começar a introduzir esse componente no YouTube depois do dia 17 de junho.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/google-i-o-2013/39774-google-aposta-em-webp-e-vp9-como-novos-formatos-de-imagem-e-video.htm#ixzz2TQVUnal3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

publicidade